Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - JUIZ DE FORA

Apae de Juiz de Fora - MG

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • processos seletivos
    • EDITAIS EM ABERTO E CONCLUÍDOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar

Um Pouco Mais sobre a APAE JF

 

             A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora, é uma Entidade filantrópica sem fins lucrativos, que visa o atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.                                                                                                                                                                                   A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora foi fundada há 46 anos - em 16 de junho de 1968 - por um grupo de pais de crianças portadoras de necessidades especiais. 'Antes mesmo de a instituição ter uma sede, esses pais trabalhavam com o desenvolvimento dos filhos em casa. Nós nos reuníamos em grupos de cinco mães e aplicávamos os exercícios que tínhamos aprendido, de casa em casa, em nossos filhos', lembra uma das fundadoras da Apae, Maria Izabel Marques   Esse trabalho voluntário realizado pelas próprias mães dos excepcionais e em casa durou cerca de dois meses até que o grupo conseguiu um espaço para desenvolver essa atividade. O local, o salão São Geraldo foi emprestado pela Igreja da Glória. Com a conquista de um espaço próprio, o segundo passo era trazer e adaptar o trabalho já desenvolvido em Barbacena para Juiz de Fora. 'Nós passamos 18 dias lá para aprender o trabalho', recorda-se a fundadora. Estava lançada a pedra fundamental para a criação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora.

         Durante dois anos, os trabalhos foram desenvolvidos no salão até que o então prefeito da cidade, Augustinho Pestana, filho de uma das fundadoras da Apae, Ondina Pestana 'a fundadora que mais batalhou para a construção da associação', diz Maria Izabel, e irmão de três excepcionais, doou o terreno onde hoje funciona a entidade para o grupo. A verba para a construção da sede foi angariada através do também ex-prefeito Adhemar Rezende de Andrade junto ao deputado alemão Herman Gorgen.
.        'O início foi muito difícil. Nós contamos muito com o trabalho voluntário das mães. O exército também ajudou muito, mas não tínhamos o que hoje a gente pode oferecer aqui. Basicamente o que era feito eram os exercícios de fisioterapia' afirma  Maria Isabel Marques.                                                                 A Apae trabalha com a habilitação e reintegração de crianças, jovens e adolescentes e idosos portadores de necessidades especiais, como Síndrome de Down,autistas, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento psicomotor e neuropsicomotor, seqüelas de meningite, rubéola, entre outros. A instituição possui uma equipe composta por neurologista, pediatra, psiquiatra, dentista, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, professores, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, técnico em enfermagem, monitores, entre outros profissionais.
         Atualmente a Apae de Juiz de Fora presta atendimento e tem cadastrados 520 usuários. Em sua grande maioria, são famílias carentes não só de Juiz de Fora, mas de várias cidades da região. Na Apae, encontram o trabalho de uma equipe especializada que também trabalha com a família do excepcional.
         A família chega a Apae,  é encaminhada ao setor de assistência social onde é realizada uma pequena triagem para preencher uma ficha de atendimento. A seguir o deficiente passa pela avaliação da equipe multidimensional além do neurologista que indica a conduta e o tratamento mais ideal com os outros profissionais, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional... Esses profissionais trabalham com a orientação das famílias, no que diz respeito à aceitação, postura e conduta, e com a estimulação do deficiente.                                                                                                                                    A Apae também oferece o acesso à Escola Ondina Pestana que oferece uma educação atendendo a individualidade e capacidade de cada educando e trabalha basicamente com a parte da alfabetização. São alunos matriculados nos dois turnos - manhã e tarde - com educadoras  que desenvolvem conteúdos adaptados à realidade de nossos educandos.    Os alunos da Escola Ondina Ferreira Pestana, contam ainda com atividades de informática, atletismo dentro da educação física, aulas de dança e as oficinas terapeuticas para adultos onde são desenvolvidos trabalhos de bordado, costura, artesanato em madeira e preparação para o mercado de trabalho.     De bebês aos filhos dos fundadores, a Apae atende pessoas especiais que recebem um tratamento ainda mais especial na associação. 'Aqui essas pessoas encontram distração, carinho e alegria', ressalta Maria Izabel. Prevenir a deficiência, facilitar o bem estar e a inclusão social do excepcional essa é a missão da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora.

          Esse é o legado que nossa  PRESIDENTE DE HONRA,a quem manifestamos nossa gratidão, Maria Isabel  Marques, nossa querida  'D.Tata' nos deixa, após 40 anos de plena dedicação, e  entrega a partir de  primeiro de janeiro de 2014 à presidente Stella Regina Façanha Mendes e mais 7 diretores, e nós esperamos corresponder a expectativas de pais e sócios, com o mesmo amor, carinho e responsabilidade. 

Fonte: Acessa.com

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: juizdefora@apaemg.org.br

Telefone: (32) 3224-3065

Rua Custodio Tristão, , 2 - CEP: 36045-440 - Juiz De Fora - MG

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Altvia
Quero doar!